sexta-feira, 5 de março de 2010

O filósofo, o paradoxo e a inspiração


A algum tempo enquanto eu "surfava" nas ondas virtuais da grande rede. Eu procurava uma frase, pensamento, surto de loucura ou qualquer coisa que pudesse me inspirar. Pois bem o que eu achei foi mais um daqueles infames cartazes motivacionais. Nele estava escrito o paradoxo de um filósofo grego do período helenístico, Epicuro de Samos. Esse paradoxo dizia:

Deus quer prevenir o mal, mas não consegue?
Então ele não é omnipotente.
Ele consegue, mas não quer?
Então ele é malevolente.
Ele quer e ele consegue?
Então porque o mal acontece?
Ele não quer e não consegue?
Então porque chamá-lo de Deus?

-Epicuro

Bem, eu decidi postar isso aqui no blog não simplesmente porque eu achei interessante(já seria um bom motivo^^), mas eu decidi postar aqui, pois esse paradoxo me inspirou em alguns pontos da história do conto que eu estou postando aqui Johnnie Walker. É importante reiterar que não prego contra ou a favor de NENHUMA religião ou credo. Eu respeito a todas igualmente, porém esse pensamento tem um sentido bem amplo, de auto-avaliação mesmo, é legal analisa-la e refletir um pouco.

Um comentário: